domingo, 1 de novembro de 2009

EvoLu(La)ção



Novembro é o meu mês!!! Por isso (também), e veio a calhar, começarei o mês “suave na nave”!!!!
Começarei o mês falando bem do Sr. Ilustríssimo Presidente da República (salve,salve). Farei de tudo pra que realmente saia um elogio (e não é o Elogio a Loucura).
Li que Lula esteve, na última quinta-feira, na Expocatadores - evento do Movimento de Catadores de Materiais Recicláveis que visa à divulgação, fortalecimento e profissionalização do setor - curioso, né??!!! Eu achei Expocatadores um achado!!! Nunca tinha ouvido falar!!!
Minha surpresa não parou por aí!!!
Na reunião (comício... como sempre... ai... ai... ai... tô mordendo a língua) o Sr. Ilustríssimo Presidente da República (salve,salve) fez uma crítica a elite e a falta de educação daqueles que sujam as ruas.
Eis o dito:
"Essa gente, que eu diria, até de forma humilhante, não tinha vergonha de passar de carro e jogar um lixo qualquer achando que vocês eram de segunda categoria e tinha obrigação de catar o lixo deles (...) Vocês estão ensinando a essa gente pedante, a essa gente arrogante, que o ser humano não pode der discriminado pelo sua profissão". Eu sei... Eu sei... Doeu, né??!!! Mas foi o que ele disse!!!! Tentaremos, com vontade extrair tudo de bom da fala, ok??!! Combinado???!!! Então vamos lá!!!
Concluo algumas coisas:
1°- Gente que joga lixo na rua é mal-educado!!! Não faz sentido, não entra na minha cabeça, o cidadão jogar coisas pela janela do carro tampouco ao andar nas ruas.
2°- Não é só quem passa de carro. Não é só a elite. Pobre também joga lixo no chão. Cansei de me esquivar pra não ser atingido por saco de biscoito, chiclete, papel de bala, saco de pipoca e até uma lata jogados da janela de um ônibus!!!! Impressionante, né??!!!
3°- Já ouvi pessoas falarem que jogam lixo, porque tem quem varra!!! Podre!!! Nos dois sentidos, na indignação e exclamação!!
4°- Quem não respeita um varredor de rua, ou um catador... Possivelmente não respeita qualquer outro profissional. É daquela turma que afirma “Você sabe com quem tá falando”??!!!

Não temos, nem de longe, uma política eficiente de coleta seletiva. Tampouco hábito de separar o lixo. O Brasil reciclou 91,5% das latas de alumínio comercializadas no país em 2008, graças não a uma iniciativa em prol da causa, mas em virtude de um verdadeiro exército de 184 mil pessoas que vivem da coleta desse material, leia-se: Graças aos catadores de rua que ganham com isso!!!

Jogar lixo no chão é um péssimo jeito de se livrar de “um problema pessoal”!!! Se você consumiu algo, você é responsável por dar destino ao SEU LIXO!!!
O mais estranho objeto e deixado (jogado) na rua, praças, parques, praias e lugares públicos em geral.
Concordo com o Sr. Ilustríssimo Presidente da República (salve,salve) quando tenta dizer que não se deve jogar lixo na rua. Repito: PRA MIM NÃO FAZ SENTIDO JOGAR, OU VER ALGUÉM DISPENSANDO LIXO NA RUA OU EM ESPAÇOS COMUNITÁRIOS!!!!
Parabéns Sr. Ilustríssimo Presidente da República (salve,salve) pela iniciativa de querer que os brasileiros tomem consciência de jogar lixo no lixo.

Cinco anos se passaram da seguinte cena:


Pará, 24 de novembro de 2004 - Usina de Tucuruí - Enquanto Dilma discursa, Lula come um bombom de cupuaçu... e joga o papelinho no chão!!! O fotógrafo Luiz Carlos Murauskas registrou. Veja a foto!!!

Se o discurso na Expocatadores é de consciência... No passado essa não havia!!!
(Fazendo força. Muita força.) Lula demonstrou civilidade!!! Evolução!!!



Ufa!!!! Gente... Eu tentei!!! Eu juro que tentei!!!!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário