quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ao Mestre com carinho e respeito




Hoje é o dia do professor, mais que isso dia do Mestre. Tenho pra mim o professor, ao contrário do que pensam e agem os adolescentes nos dias de hoje, como um “PAI ou MÃE”. Com raras exceções o professor é aquele que estende a mão e diz: “Vem comigo. Vamos trilhar a estrada do saber. Vem comigo eu te mostro como ter ‘gosto pela coisa’ e você segue!!!” Mestre é aquele que ensina, transmite seu conhecimento, nos dá a base!!! Todo o resto é conosco!!! E assim também é com nossos Pais. Daí a importância de um ser quase a extensão do outro. Em tempos de gente mal-educada, sem base, princípios... E respeito o professor faz “as vezes” de maia UM. Ele não consegue, como no caso dos PAIS, ser o educador e orientador do conhecimento... O que é uma PENA!!! Acredito na melhoria da sociedade, transformação verdadeira, se a base DE CASA estiver consolidada... Caso contrário... Fracassamos!!!
Lembro de minha primeira “TIA”, meiga e atenciosa, assim como a que mais marcou. Tia Marilene sedimentou em mim um olhar crítico, por sua força enérgica, seu pulso firme. O que, na época, para uma criança podia ser maçante, há muito vejo como ENTREGA TOTAL!!! Compromisso verdadeiro de uma educadora. Ela aguçou meu senso de coletividade... Respeito a Pátria, Bandeira, Hino, etc. Ainda hoje a vejo e ouço falar em diversas situações. A mais recente informação que tenho de Tia Marilene é que ela se aposentou, há dois anos nos encontramos foi uma espécie de cutucão na ferida. Já abatida por problemas pessoais e indignada por não ter o mesmo controle dos alunos desabafou: “Como pode um professor não ter o direito de proibir um celular em sala de aula? Como posso ensinar com medo de “ofender” o aluno e ele ir parar numa delegacia?? Não posso mais ensinar com medo!!! Os tempos mudaram e “nós” (professores) viramos reféns dos alunos!!!”. Ela me disse isso com saudosismo. Uma profissional do SABER desarmada daquilo que acredita, não por conta da falta de adequação aos novos tempos, mas pela falta de recursos a seu favor!!! Abracei-a com os olhos transbordando e lhe disse: MUITO obrigado!!! A senhora fez diferença em minha vida!!!
A Tia Marilene (e aos Mestres) pelo dia de hoje (e sempre)... Todo meu carinho e respeito... Os senhores estarão sempre na lembrança de cada conquista minha!!!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário