terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Um dia nóis consegue mano"



Eu sempre digo que quanto mais simples as coisas são... Mais inacreditável parece ser!!! Quanto mais real, mais cinematográfica se torna!
Vejo o País (inclusive o Mundo) como uma grande caricatura debochada, como uma verdadeira Sucupira. Onde o “bem-amado” é o todo poderoso e o povo diz amém!!! Onde o que importa no momento é inaugurar sua mais nova obra. O “bem-amado” quer a todo custo inaugurar seu cemitério. Um imenso canteiro que pode, sob alegação do progresso, destruir o já prejudicado meio-ambiente!!!! Imagine um trator nas mãos de um menino, faria estrago, não??!! E nas mãos de um empresário ganancioso, desmedido que não olha o manancial, o rio que corta sua propriedade. Seu objetivo é expandir seus negócios, e pra isso pega o trator e aterra uma nascente. Não importa que lá viva UMA certa espécie de animal. O que conta é que a obra será feita, sob a alegação de que é para o “BEM DE TODOS”!!!!
“O Homem é um animal em fase de extinção”!!! Afirmou esbravejando o Sr. Presidente da República (salve, salve).
A natureza, por si só, renova-se a cada dia. Ela segue seu ciclo. Você pode até dizer: “Ah... mas ao longo da história sabemos que muitos animais sumiram. Que muitas espécies de plantas deixaram de existir. Que continentes se separaram e o planeta não é o mesmo de bilhões de anos atrás. Tudo tem começo e fim.” E eu devolvo... Quem nos concedeu a posse de dono do planeta??!! Quem passou a procuração pra raça humana de que a Terra pode ser modificada a seu “bel-prazer”??!!! Somos mais uma raça a pisar nesse solo. MAIS UMA. Somos diferentes dos demais seres que habitam a “nave terra” em que??!!! Racionalidade??!! Não seria essa mesma racionalidade responsável por desabrochar, conciliar e provocar uma harmonia entre “Raça Humana” e o TODO??!!! Como tenho o direto, quem me “O” concedeu, de achar que um sapo pequeno é menos importante que o homem??!!! Qualquer tolo sabe que equilíbrio ecológico e cadeia alimentar se fundem, complementam-se!!! O período de trevas, a falta de conhecimento, ficou pra trás. Não “pecamos” mais por ignorância. Erramos com grande, imenso, conhecimento de CAUSA!!!! E quanto mais o tempo passa, mais nos distanciaremos do objetivo simples e pleno que é Viver a Vida!!! Não estamos a viver. Vivemos a destruir!!! Não estamos a transformar. Estamos a matar!!! Não estamos a usufruir. Estamos a usurpar!!!
Quando criança, achamos que, tudo que nos é dado é grandioso. Acreditamos que papai e mamãe, ou quem supre nossas necessidades, nos dá tudo!!! E dá!! (ou pelo menos deveria dar) Praquele mundo é o suficiente. Praquela época é o bastante. Então crescemos e descobrimos coisas novas, já não nos contentamos com o que nos foi dado. Vamos então atrás “do nosso”!!! Isso pode ter sido despertado em nós, por nós mesmos, ou plantado por alguém!!! “Sacamos” que “o barato”, não é depender e sim buscar!!! Novos horizontes surgem...
Um homem pequeno quer... Esperneia e pega sem pensar. Um Homem que quer crescer deseja, concilia e pensa como causar menos dano. Não??!!! Tô devaneando??!! É absurda minha afirmação??!! Como posso ser egoísta, ainda hoje em dia, a ponto de pensar somente no presente??!!! É esse mesmo “ser racional” que está deletando SEU futuro, postergando uma atitude de gente grande!!! A quem??!!! Quando cresceremos de verdade??!! Quando não será mais necessário ouvir que um sapinho (em reprodução, inclusive) é menos importante, para o ecossistema, do que o homem??!!! Quando destinaremos o lixo pro seu lugar??!! (pra reciclagem) Quando não tropeçaremos, saindo do mar, em sacolas plásticas e garrafas pets??!!! Quando enxergaremos o rio como “casa dos peixes” e possível área de lazer e não como esgoto??!! Quando ele deixará de ser um empecilho??!! Há quem defenda a tese de canalizar, e acimentar esse problema!!!! Será possível um dia não ver irresponsáveis jogarem lixo pela janela do carro ou ônibus??!! Ou que fábricas e seus empresários não sejam displicentes e permitindo que o dejeto de seu progresso desça rio abaixo!!! E ainda cinicamente vem a público dizer: “Me desculpem.” Ou pior: “a gente não previu que isso poderia acontecer”!!! Acidentes acontecem!!! Mas eles, na sua grande maioria, são falhas do homem!!!
O planeta/vida pulsa, o homem se expulsa dele. Do jeito que tá... Um dia “nóis” consegue “mano”!!!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário