quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Maitê causa Saia Justa com Portugal



Exibido em 2007 no "Saia Justa", no canal pago GNT, um vídeo motivou a criação de um abaixo-assinado exigindo "um pedido claro de desculpas" de Maitê Proença. Isso porque o "Jornal de Notícias" português trouxe o assunto à tona. Por que Maitê Proença fez o que fez???!! Ela afirma que o vídeo é uma "brincadeira caseira". "Brasileiro é muito brincalhão"... Como diz minha Mãe... “brincadeira tem limite”!!!! Como minha net é (tá) uma bosta... Fiquei horas pra baixar o vídeo e ter minha opinião sobre o ocorrido!!!
Em tempo informo que Maitê Proença gravou ontem, 13/10, um pedido de desculpas pelo vídeo no qual aparece fazendo piadas de Portugal.
Sabemos das diferenças CULTURAIS entre Brasil e Portugal!! Não é educado, tampouco simpático ridicularizar um povo e/ou sua cultura (principalmente estando na TERRA DESSE POVO). Ao satirizar descemos “O” degrau da escada evolutiva. Cada povo funciona de uma forma. E se aqui “vale” (???) piadas de Portugueses a recíproca é verdadeira... Porém quando estamos na casa de alguém temos que no mínimo ser educados!!!!
Maitê Proença foi de uma deselegância ímpar na matéria do programa que participa!!!! Sintra em Portugal pode ser tudo... Menos uma “vilazinha”!!! Ao citar o número “3” de ponta-cabeça. Ela se esquece dos letreiros brasileiros!!! Quantas placas absurdas encontramos no Brasil???!!! Ninguém prova nada ao mostrar um erro de um cidadão... O País deve pagar pelo erro de um cidadão??!! Ainda mais... Ela não sabia que o mosteiro onde estava se encontra as margens do Rio Tejo e não do Oceano Atlântico. Elementar!!! Pra lamentar!!!! Faltou a essa aula né, “fia”??!!! Salazar, mesmo tendo sido um ditador por mais de 20 anos, pode ser eleito o homem mais importante de Portugal???? Kikoooo (o que você tem a ver com isso)??!!!! Meitidinha “fia” minha... quando falamos um termo em outra língua devemos traduzir já que estrangeirismos “é” chique somente pra uma determinada camada social!!! Esse lance do técnico de informática é um caso nítido de diferença cultural. A recepcionista do hotel ao dizer que “hoje não temos”, já estava resolvida a situação. Com a sua insistência (e somente morando lá pra saber disso) ela (recepcionista) se sentiu na obrigação de mandar alguém ajudar, mesmo que esse alguém não soubesse. É “do tipo” uma atenção especial, sacou??!! Temos milhares de exemplos no Brasil!!!! ........... Mulher de DEUS!!!!! Onde já se viu cuspir numa fonte??!!! Que molecagem!!!! Nenhuma criança que conheço se prestaria a isso!!!! Podre!!! Você desceu ladeira abaixo acelerada!!!! Sabe que seu “amigo valterego” disse, né???!! Sabe o que passou pro expectador, né??? “ME DOU O DIREITO DE CUSPIR NESSA TERRA, NESSE POVO”!!!! Pôoooxa!!!!!!!!!!! Era isso mesmo “fia”????!!!!
Agora eu te pergunto: Você como atriz é... Uma excelente escritora?? Apresentadora?? Crítica??!! Melhor se contentar como linda mulher de olhos azuis AINDA!!!
E quer saber de uma coisa??!!! Adoraria que o Mike tivesse divulgado a gravação da sua “transa” com ele!!! Traidora!!!! (Kakakaka não resisti!!!)

.

2 comentários:

  1. Olá, chamo-me Cristina, sou portuguesa, de gema se é que o posso colocar assim, uma vez que na minha família já não existe ninguém de nacionalidade estrangeira ou emigrante há cerca de 11 gerações. Tenho a dizer que tenho imenso orgulho na minha cultura, na minha história e acima de tudo no meu país, e de facto fiquei extremamente indignada com este video.
    Compreendo, naturalmente, que o comportamento inaceitável desta senhora não é exemplificativo do povo brasileiro, pelo que este não é motivo do meu comentário.
    Pessoalmente, queria apenas aproveitar a oportunidade para esclarecer alguns mal-entendidos: em primeiro lugar e como citou Sintra não é uma "vilazinha", é uma vila, de facto, mas com cerca de meio milhão de habitantes e que é Património Mundial da UNESCO. Em relação à questão no n.º 3, Portugal é um país muito místico, um dos pontos de origem da cultura celta foi no território que é actualmente o norte do nosso país, e embora a população seja maioritariamente católica, o misticismo está muito presente, e no século XIX uma das tradições mais comuns era colocar o número da porta ao contrário para afastar o mau-olhado e as bruxas, em Sintra, encontram-se muitos números ao contrário devido a esta superstição.
    Em relação a Salazar, ele foi de facto um ditador, não há dúvidas em relação a isso e durante 41 anos. E também é verdade que foi eleito o maior português de sempre, isto foi um passatempo criado por estação de televisão, em que a votação era por SMS... e de facto, acharam estranho, também nós, portugueses achámos, na verdade fizeram-se vários debates sobre o assunto... e já agora quem ficou em segundo lugar foi o principal líder da revolta que acabou com a ditadura... e em terceiro lugar um homem que salvou a vida de milhares de judeus durante a 2.ª guerra mundial. Ou seja, tudo homens que do mundo moderno, nós não estamos tão pendentes do nosso passado como este video leva a crer. E Salazar... ditador sem dúvida... mas salvou o país da insolvência económica em 1926.. e não permitiu que o país se envolvesse na 2.ª Guerra mundial que devastou a Europa... mas governou 41 anos... e todos esses anos deixam marcas, e esta ditadura só terminou há 30 anos, ainda há muitas gerações que viveram nesse tempo, é natural que se lembrem dele como a figura que mais marcou a história moderna do nosso país, mesmo sendo pela negativa.
    O episódio do técnico informático revela um grande abismo cultural, quando a recepcionista disse que hoje não estava ninguem disponível é porque de facto não havia nenhum especialista no hotel. No entanto, existe um costume português normalmente chamada de desenrasque, ou seja, na falta do especialista ela enviou outra trabalhar do hotel, com alguns conhecimentos informáticos na esperança que ele resolvesse o problema. Praticamente não se encontra um português com menos de 35 anos que não tenha conhecimentos básicos de hardware, as crianças começam a ter aulas aos 6 anos quando entram para o 1.º ano e é obrigatório até aos 15 anos. É normal, as pessoas resolverem problemas simples, eu prórpria tenho conhecimentos de programação básicos, por exemplo, e sou formada em gestão de recursos humanos não em informática ou sistemas de informação.
    Em relação ao estilo manuelino, ele é uma variante do gótico, um dos movimentos culturais mais marcantes da europa. Uma manifestação cultural portuguesa mas integrado num movimento europeu.
    O episódio da fonte é naturalmente indesculpavél.

    ResponderExcluir
  2. Cristina, querida!!!! Que prazer receber seu comentário!!!! Quão grande e elucidativo!!!! Você fez meus olhos brilharem!!!! Muito obrigado!!! Muito obrigado mesmo!!!
    Já estive em Portugal, meu irmão mora aí. E tenho uma sobrinha portuguesa!!! Por isso também a minha indignação!!!
    Espero em breve visitar Portugal novamente e conhecer você!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir